segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Carta aberta a uma mãe escorpiana

Somente agora me ocorreu as inúmeras oportunidades que eu perdi de dizer: “Desculpe, sou filha de escorpiana”. Somente agora me ocorreu pensar no quanto isso significa. É preciso dizer e os entendedores me entenderão, não é fácil ser filha de uma escorpiana, mas poucas coisas são tão apaixonantes quanto o jeito vibrante dessa “espécie”. Ser filha de uma escorpiana é crescer alimentada com entranhas, literalmente. É desde cedo aprender, nem que seja na marra, a viver visceralmente com os extremos, a dançar neles, com eles, por eles, apesar deles.

Eu tive o privilégio de crescer com uma mulher daquele tipo que nunca passa despercebida, seja qual for o lugar. O magnetismo dela é irresistível, tem brilho e mistério nos olhos dela, não há quem não queira ser alvo. Tem simplicidade e extravagância no riso dela, não há quem não queira ser o motivo. 

Ela hipnotiza, tem graça nos movimentos, é impossível não tentar acompanhar os malabares dela fazendo mil coisas ao mesmo tempo, sempre cantando. Ela faz tudo parecer simples, qualquer que seja a tarefa parece parte de uma dança em que ela sabe de cor a coreografia. Ela é cantora, bailarina, domadora de leão, minha heroína. A vida com ela vibra nas notas mais altas e ela parece nunca estar fora do tom.  Com e por ela aprendi a ser mais forte, mais valente e destemida. Foi ela quem me ensinou que é preciso olhar menos nos retrovisores para dirigir melhor.

Ela é do tipo de mulher que intimida e encanta na mesma medida. Ela sabe ser leve sem perder a intensidade, sabe dizer não sem deixar de ser acolhedora. Não tem palavra que alcance o sentimento de gratidão, de saudade, de amor que sinto por essa mulher. Poucos colos nesse mundo vão ser tão confortáveis. Não tem olhar de reprovação mais doído, assim como não tem sorriso mais iluminado. Ouvir um "Boa sorte, filha", sempre vai ser equivalente a encontrar um trevo de quatro folhas. Não somente agora me ocorreu a sorte que eu tenho de ser filha de uma escorpiana em especial. Eu te amo, mãe. Feliz aniversário.

Nenhum comentário: