sábado, 13 de novembro de 2010

Notas da Superfície

Certa feita regozijou silenciosamente, solitariamente, num gozo egoísta como qualquer outro. Mas sentiu culpa, afinal, com que direito se apossara de tamanha felicidade? Delicioso chamar assim. Pelo perigo, claro.

...

Era dia de sorrir. Sim, estava escrito na caderneta vermelha, dia de, enfim, sorrir. Os lábios foram se abrindo horizontalmente, assim, lentamente, numa timidez tenaz. Imagina! Aquilo era para ela propriamente uma nudez. A alvura dos dentes contrastava com o negrume da vida, era de doer os olhos, mas ela não ligava.

Todas as manhãs despertava acreditando que aquele dia em especial lhe poderia ser uma espécie de prenuncio, como um desses cartazes vagabundos que anunciam grandes espetáculos. Experimentava, então, uma felicidade clandestina. Era fragmentada, vinha aos poucos e ela aceitava cada dose sem nunca saber quando viria outra. 

Embriagava-se e saia cambaleante sem perguntar quanto custava.
Mal sabia que não haveria escapatória, que a vida lhe seria uma agiota cruel, que lhe tiraria tudo que fosse possível. E tirana que era, não faria nada sozinha, não daria um só passo sem sua capanga fiel: a realidade.

Diante da ferocidade cotidiana, a menina, cuidadosa, passou a guardar os sonhos embaixo do travesseiro, mesmo sabendo que eles poderiam nunca acordar, mesmo sabendo que poderiam sufocar. Tamanho era o medo de perder, que - na maioria das vezes - preferia não ter. Hoje em dia é fugitiva de si, fora acusada de facínora, condenada por ter matado os próprios sonhos. Há quem diga que ela os viu, passivamente, agonizando até a morte. Não fez nada.

7 comentários:

Cris disse...

Ora,ora...quando foi que eu autorizei V.Sa. a colocar minha biografia aqui, hein?!

Felipe Teles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Teles disse...

O erro ortografico acima é pra dar um ar mais cómico a tal blog....

;)

Felipe Teles disse...

A vida não trabalha com a realidade para tirar de voce...
A vida lhe dá, então ela pode tirar, cabe a voce mostrar que não é fraca pra isso...
Não acredito que esconder seus sonhos embaixo do travesseiro faça bem, apenas esta escondendo da vida, escondendo de voce mesma..
Tire seus sonhos de baixo do travesseiro e brinque com eles, deixe a vida tão confusa quanto a realidade...

C.L. diria agora "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo o entendimento"

Não entenda tanto, apenas sinta tanto quanto tenta entender... voce faz muito bem isso...

AMO

Felipe Teles disse...

AMO...

Daniel Franco disse...

Um dia para cada sensação. Seria interessante. Sorrir seria o melhor dia? Na realidade de hoje sorrir de quê, pra que?
Essa "personagem" tem uma profundidade absurda, incrível, texto magnífico. Parabéns.

Simonadasutil disse...

Belo discurso, tão veemente quanto verborrágico trata da dura realidade de vida e morte, sem delongas, ou algo que o valha, trata apenas de um frio e cruel assassinato bem ao estilo "ghost writer"